sexta-feira, 1 de março de 2013

O QUE TE MOTIVA?

Iniciar uma nova modalidade esportiva talvez seja a parte mais difícil de todo o processo de evolução dentro dele. Sair do zero é difícil  cansativo e cheio de tentações que te levam pro caminho inverso. Afinal o facebook (novela, computador, videogame, cerveja, insira aqui sua desculpa) é muito mais interessante que trocar de roupa, colocar um tênis  sem falar que sair para o treino dá uma preguiça... É o parque que está cheio, é o tempo que está com cara de que vai chover... Passada essa fase, que normalmente deixa muita gente em casa, vem o processo de adaptação ao esporte. E muitas coisas passam a ser chatas, desmotivantes, doloridas. Sim, aquele cara com uns 20 kilos a mais que você acabou de te ultrapassar e corre como se nada estivesse acontecendo enquanto você está sofrendo para percorrer 200 metros "correndo" (nem você considera corrida pois uma senhora acabou de te ultrapassar caminhando). E cambaleando voce termina seu primeiro treino. Tudo doi. O pé, a perna, a barriga, a cabeça...Nunca mais vou fazer isso de novo....Como essas pessoas correm 10 km???????
Voce chega em casa, toma um banho, come alguma coisa e conversa com alguem sobre a novidade:

-E ai, como foi o primeiro dia?
-Nossa foi ótimo, estou melhor do que pensava, corri muito tranquilo, acho que daqui a pouco já dá pra fazer uma maratona!
-Legal, então amanha tem mais?
-É... não sei bem se vai dar amanhã, queria ver uma exposição de insetos exóticos que vai passar na TV...

E no outro dia você percebe que talvez não seja tão interessante assim manter a velha rotina e que uma corridinha não ia cair mal. E assim dia após dia...Quando você vê já criou um hábito. Aquilo que era desgastante, desmotivante, dolorido no começo é o combustível pra enfrentar a monotonia do dia-a-dia.

Há 6 meses atrás estava com 25 kgs a mais do que eu estou agora. Mudar a rotina não era mais uma opção. Minha saúde já estava começando a sentir as consequências. (Re)Comecei a correr sério há 6 meses. Recomecei porque a corrida fazia parte da minha vida quando tinha 17 anos mas tive que parar por causa do vestibular. Desde então não tinha motivação para voltar ao esporte. Muita coisa mudou 6 meses atrás, e vi que era agora ou nunca: ou mudava meu estilo de vida ou meu estilo de vida mudaria minha vida. Repensei minha dieta e fui para a esteira. Sei que fui imprudente no começo, que forcei minha performance, mas só sei correr desse jeito, forçando meus limites. Sempre acabava meus treinos com dificuldade até para andar e com vontade de vomitar. E de lá pra cá foram quase 500 km,  4 provas, muito suor e uma meia maratona por vir. Aprendi muita coisa, melhorei em muita coisa  e espero que nesse blog posso compartilhar um pouco do que aprendi para outras pessoas.


Minha noiva Júliah é outra pessoa que mudou de hábitos, mas vou deixar essa história pra ela.

ANTES

HOJE

E ai?! O que te motiva?


8 comentários:

  1. Compartilhar minhas motivações com meus novos amigos é um presente!!! Parabéns pela inciativa e obrigada! Então vamos lá, o que me motiva... bem, cada vez que me permito correr (rs... todos os dias, claro!) passo por uma experiencia de consciencia corporal, um momento unico de auto conhecimento, que ninguem mais poderia me proporcionar. Essa elaboração me faz uma pessoa melhor, mais equilibrada, madura e feliz, e é isso que me motiva!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosalina,

      Pra quem é de fora é dificil entender o que vc fala, mas compartilho dos mesmos sentimentos! É aquela hora do dia que tiramos para refletir, avaliar o que fazemos de bom, o que podemos melhorar...É muito bom!

      Felipe

      Excluir
  2. Legal Felipe, parabéns pela dedicação e esforço. É uma grande mudança de vida. Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Milton! Agora é não deixar a peteca cair. Boa sorte na tua jornada, vejo pelo seus relatos que dedicação é o que não falta, o resto é consequencia.

      Abraço!

      Excluir
  3. Oi meu filho e filha de coração Julia.

    Quantas vezes eu critiquei vocês por ficarem na frente da tv ou computador, comendo pizza grande com borda de catupiry e tomando refrigerante.E vocês "nem ai."
    Agora veio a grande virada... Resultados obtidos com dedicação, esforço e disciplina.E quem ganha com tudo isso são vocês com qualidade de vida e saúde.
    Estamos muito orgulhosos.
    Um grande abraço e boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado mãe! Como disse, o dificil é sair da inercia, depois tudo eh mais facil!

      Excluir
  4. Muito bom, parabéns pela determinação.

    ResponderExcluir