quarta-feira, 6 de março de 2013

Objetivos alcançados, e novos a frente!

Como já tinha dito antes, mudei meus hábitos, principalmente para perder peso e em consequencia disso, melhorar minha saúde e minha performance. Há 6 meses atrás estava pesando 105 kgs. Estava obeso. Nunca imaginaria que chegaria a esse ponto. Vários fatores levaram a isso: 

-Parei de praticar esportes. Joguei futebol americano por alguns anos levava a musculação a sério. Parei de jogar quando me formei e desde lá 0 de atividade física
-Comecei a trabalhar embarcado em uma plataforma de petroleo (não, eu não trabalho pra Petrobras =) ). Aqui (digo aqui porque estou embarcado no momento) não existe muita diversão. São 14 dias embarcado e 14 dias em terra. Os dias que passo embarcado não tem muita agitação. Não dá pra ir até o parque tomar um sol quando voce está a toa. Um dos passatempos preferidos aqui é comer. E basicamente meu dia gira em torno do horário das refeições (ao inves de ficar esperando o dia terminar, voce conta o tempo até a proxima refeição...ajuda a passar o tempo!)


E foram várias segundas feiras desperdiçadas em que uma nova dieta começaria. Até que uma hora decidi que não ia adiantar nada, por mais que me esforçasse numa dieta, 3-4 dias depois voltava a rotina. Tinha de incluir um exercicio fisico junto. Não foi muito dificil entrar pra corrida. Meu pai é um grande corredor, assim como meu avo era. Eu corri durante a adolescencia quando fazia intercambio nos EUA (em pista 3200 mts).Voltar para corrida era algo que queria fazer a tempos mas sempre tinha preguiça. Comecei quando estava embarcado mesmo (há uns 6 meses atrás era comum eu fazer embarques de até 30 dias). Corria (ainda faço isso) na hora do almoço. Sem plano nenhum, peguei um treinamento absurdo para corridas de 10 km na internet e fui pra esteira. Alguns treinos passavam de 70 minutos (os quais eu quase morria pra completar). Mas nem liguei muito o importante é que estava correndo e perdendo peso. Comecei correndo com um mizuno wave creation 12 velho sem amortecimento nenhum mais. Sofri um pouco com ele. Quando voltei pra terra firme comprei um Vibram Five Fingers (VFF) KSO:
Lindo né?
Pois bem, vou falar bastante de minimalismo ainda. Mas basicamente a adaptação a esse tipo de calçado deve ser bem gradual (durando alguns meses, até anos), coisa que obviamente não fiz. Achei que estaria tranquilo alternando entre o mizuno e o VFF. Forçava a passada com o ante pé no mizuno...Resultado...3 unhas pretas...hehehe...Depois disso parei com o mizuno, ele machucava demais ("canelite", joelhos, era pesado demais) Foi divertido, posso dizer. Algumas semanas depois tive dor no topo do pé que me tirou da corrida por uns 4 dias (pode ter sido até uma fratura por stress, mas achei melhor não investigar...) Depois a dor no topo não voltou mais e corria tranquilo. As corridas passaram de 3 x por semana para 4,5 e agora 6 =). Já faz uns 6 meses ou um pouco mais que estou correndo, e senti que a adaptação ao minimalismo já está quase 100% (diria que estou em 97% falta mais tempo de corrida descalço para melhorar a forma). E nesses 6 meses a batalha contra o peso era conquistada semana a semana. Quando cheguei até os 87 (há 1 mes e meio quase) estagnei e não levava a dieta muito a sério. Consultei uma nutricionista e ela me passou uma dieta com 1200 kcal. Bom, em alguns treinos queimo mais que isso, então dá pra imaginar como foi rápida a perda. Passei de 87 para 80 (medidos hoje!) . Não sei até onde vou com a meta de perda de peso, mas já está ajudando muito na corrida. 

É isso ai, o texto já tá um pouco maior do que eu esperava, vou deixar um pouco pra escrever nos próximos posts! 

Abraços e comentem!

Felipe Telles

Nenhum comentário:

Postar um comentário